Comportamento, Bem Estar

6 dicas para quem se sente sobrecarregado!

Todo mundo já se sentiu sobrecarregado e sem inspiração pelo menos uma vez na vida, né? Pode ser no trabalho, na vida escolar, na faculdade, enfim… temos mania de querer fazer tudo ao mesmo tempo e muito rápido (oi, tecnologia!), e quando isso se torna um motivo de stress, é hora de prestar atenção. Eu andei me sentindo assim nos últimos tempos e achei essas dicas para colocar a vida “de volta aos trilhos” super úteis! Espero que ajudem vocês também 🙂

Relembre seu objetivo: pensar constantemente nos seus propósitos e no que te faz buscar seus objetivos é essencial. Às vezes ficamos tão presos em tarefas, listas e coisas para fazer que nos esquecemos do por quê tanta dedicação e esforço! Identificar seus “por quês” vai te ajudar muito…

Comemore seu progresso: ao mesmo tempo que, na maioria das vezes, as tarefas do dia-dia são necessárias para se atingir um objetivo maior, é importante também comemorar o que vem antes. Olhe seu trabalho como um todo e comemore as todas as conquistas do seu caminho – isso vai te ajudar a te motivar e a fazer pausas (sem culpa!) quando precisar!

Aprenda a dizer não: já falei muitas vezes que tenho um sério problema em dizer não. Quantas vezes assumimos mais responsabilidades que somos capazes de aguentar? O dia tem 24 horas, não 45! Dizer que uma determinada coisa exige 110% de você e que você não tem condições de dar isso no momento não é de se envergonhar… aprender a pensar em você em primeiro lugar é um exercício diário para mim, e muito necessário!

Não foque na perfeição: sabemos que a perfeição é subjetiva e que é impossível ter milhões de coisas para fazer E fazer tudo de forma perfeita. Isso não significa que você tem que aceitar fazer coisas pelas quais não se orgulha, mas sim fazer bem feito ao invés de perfeito!

Desenvolva hábitos saudáveis: uma agenda cheia é, muitas vezes, uma desculpa para colocar de lado suas horas de sono, a academia e uma alimentação saudável, mas essas três coisas são essenciais para prevenir e combater o stress de um dia-dia sobrecarregado. Comer melhor, fazer exercícios e ter uma boa noite de sono afeta diretamente como você se sente – uma dose de endorfina é sempre bem-vinda!

Procure a ajuda de outras pessoas: Ano passado finalmente percebi que não estava dando conta de fazer tudo sozinha e contratei uma assistente, que também é minha amiga de anos, que tem me ajudado muito! Ser capaz de admitir que você não pode fazer alguma coisa sozinha e buscar o apoio de outras pessoas na hora crítica – de qualquer forma, inclusive emocional – é muito importante.

Beijos,

Luisa

10 mar 2017
Comente
Compartilhe

Comentários

    Daiane disse:

    Adorei as dicas, estou precisando praticá-las.
    http://senhoritadoslacos.blogspot.com.br/
    Bjos

    Terezinha disse:

    Gostei das dicas! Agora ir praticar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *