Viagens, Livros, Lifestyle, Cultura

Livrarias incríveis ao redor do mundo

Apesar de eu ter me rendido à tecnologia do Século XXI e agora tenho um Kindle, continuo completamente apaixonada por livrarias – minha família até tira sarro de mim quando estamos viajando ou aqui em Londrina mesmo (amo a Livraria da Vila <3), porque não resisto em passar perto de uma e não dar uma entradinha, haha! Quem aí também é assim?

Existem várias livrarias incríveis ao redor do mundo que são verdadeiros pontos turísticos e super valem a visita para quem estiver de passagem pelo lugar! Dei uma pesquisada e elegi minhas preferidas:

El Ateneo, Buenos Aires – Argentina

Passagem obrigatória para quem estiver em Buenos Aires, a livraria El Ateneo Gran Splendid, construida em 1919, já foi um teatro (palco de shows históricos de tango) e um cinema. Hoje, conserva quase todas suas características originais e o palco foi transformado em um café.

Livraria Lello, Porto – Portugal

Esta livraria, aberta em 1906 pelos Irmãos Lello, é considerada uma das mais famosas e bonitas do mundo. Sua arquitetura neo-gótica opulenta e rica em detalhes realmente é impressionante! Ah, uma curiosidade: J.K. Rowling, autora de Harry Potter, já morou no Porto e se inspirou na Livraria Lello para criar, entre outros cenários do mundo do bruxo, as escadas de Hogwarts – demais, né?

Libreria El Pendulo, Cidade do México – México

Comprar livros é apenas uma das várias atividades que você pode fazer na Libreria El Pendulo, que tem um conceito de “Cafebrería”: lá, acontecem shows de música ao vivo e de stand-up comedy, leituras de poesia e dá até para beber bons drinks no café!

Shakespeare and Co, Paris – França

Escritores icônicos como Ernest Hemingway já passaram seus dias nessa livraria, aberta em 1951 por George Whitman, especializada em literatura inglesa. Com vista para o Rio Sena, é bem ao estilo francês – charmosa, corredores estreitos, bagunça organizada – e apareceu no filme do Woody Allen, “Meia Noite em Paris”.

Daikanyama T-Side, Tóquio – Japão

Projetada pelo famoso escritório de arquitetura Klein Dytham Architecture (que inclusive ganhou prêmios pelo design), a livraria ultra moderna e uma das mais conhecidas de Tóquio é composta por um complexo de três prédios – tem um café (Starbucks!) e até um lounge bar que fica aberto até às 2 da manhã.

Librairie Avant-Garde, Nanjing – China

Considerada a livraria mais bonita da China – com nenhuma arquitetura extravagante – o lugar já foi um abrigo anti bomba, um estacionamento do governo e uma igreja. Segundo Zhang Xing, o gerente da loja, a leitura na Avant-Garde é uma religião e, sobre transformar um velho estacionamento em uma livraria, disse: “Existe um velho ditado chinês – transforme algo apodrecido em um milagre”.

Boekhandel Dominicanen, Maastricht – Holanda

Essa livraria é, na verdade, uma igreja gótica do Século 13 que foi confiscada em 1794 pelos soldados de Napoleão para propósitos militares e, desde então, serviu para guardar arquivos, tornou-se um armazém e até um local para guardar bicicletas – muito holandês isso – até que, em 2006, um grupo decidiu transformá-la em uma das livrarias mais incríveis do mundo.

Bart’s Books, Ojai, California – EUA

 

Uma livraria a céu aberto, bem ao estilo californiano! Fundada por Richard Bartinsdale em 1964, é um lugar sereno com o propósito de fazer o leitor pegar um livro, sentar no sol e passar o tempo – tem até um lugar próprio para o leitor colocar as moedas quando quer pegar um livro e a loja está fechada!

Libreria Acqua Alta, Veneza – Italia

Luigi Frizzo, dono e criador da Acqua Alta, abriu esse lugar encantador há mais de 10 anos atrás – que, como tudo em Veneza, deve se chegar de gôndola! O ambiente da cidade mais os livros todos coloridos fazem com que a livraria pareça saída de um livro de conto de fadas…

Livraria da Vila, São Paulo (Alameda Lorena, 1731)

A Livraria da Vila na Alameda Lorena, em São Paulo, tem um lugar especial no meu coração! Já passei tantas horas lá que nem sei… haha! Quem não conhece, tem que conhecer: o lugar, antes uma casa, foi inteiramente reformado pelo arquiteto Isay Seinfeld e tem três andares (com a seleção de livros mais incrível do mundo), inclusive um porão que foi transformado em um espaço exclusivo para crianças.

Precisamos de cada vez mais livrarias no mundo!

Beijos,

Luisa

30 mar 2017
Comente
Compartilhe

Comentários

    Alessandro disse:

    realmente incrível.
    parabéns pelo post.

    Pauline disse:

    Acrescenta a Biblioteca pública de Amsterdã, é demais

    Beatriz disse:

    Eu amo livraria, sou até supeita falar sobre elas, amei o post, eu particularmente conheço 2 librarias das quais são mentioned as, a do Porto a livraria Lello e a livraria el Ateneo de Buenos Aires, eu amei a de Veneza, vou colocá-la no meu checklist.
    Beijos e Sucesso

    Andréia disse:

    Post maravilhoso e muito inspirador.

    Saltos Altos Vermelhos disse:

    A Livraria Lello é das mais bonitas 😊 E está na minha cidade ❤️ Combinação perfeita! Tem de conhecer a minha cidade Lu!

    carine disse:

    Conheço a lelo, e é incrível !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *